UA apela à revisão do mandato da Amisom

De Angola Press: http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/africa/2009/8/39/apela-revisao-mandato-Amisom,de065235-51bf-4d0c-82d7-a261c055231c.html

Bujumbura – O representante da União africana (UA) na Somália, Nicolas Bwakira apelou domingo em Bujumbura à revisão do mandato da força de Paz da da UA  na Somália (Amisom), no decorrer da inumação dos 12 soldados burundeses mortos nesse país num atentado na última quinta-feira.

“Chegou o momento de rever o mandato da Amisom para nos dar força de agir quendo for necessário”, lançou Nicolas Bwakira, num discurso pronunciado no momento da inumação.

As exéquias dos 12 soldados, cujo número dois da Amisom , o general burundês Juvenal Niyounguruza, desenrolaram-se domingo no cemitério de Mpanda (12 km a norte de Bujumbura), perante milhares de pessoas, entre os quais o Primeiro-ministro burundês.

“A morte do general Niyonguruza e seus companheiros nos desanimam. Os soldados burundeses estão hoje na Somália e não deixarão esse país antes de cumprir a sua missão com a o apoio da comunidade internacional, da ONU e da União africana (UA) “, rematou, o Primeiro-vice Presidente, Yves Sahinguvu.

“Pedimos hoje mais materiais , mais meios financeiros, reforços e um mandato reforçado que dá o direito às nossas tropas de exercer um direito de perseguir se necessário”, acrescentou.

Sábado, vários partidos da oposição no Burundi haviam exigido o regresso dos soldados engajados  na Amisom, quando na véspera, o governo havia decretado um luto nacional de cinco dias reafirmando a sua determinação em “apoiar a paz” nesse país.

O Burundi e o Uganda são os únicos paises a contribuirem para a Amisom, que totaliza 5.000 homens, longe dos 8.000 prometidos durante o seu lançamento em Março de 2007.

Pelo menos 29 soldados burundeses foram mortos na Somália desde o seu desdobramento nesse país em 2007. Em Fevereiro, 11 deste morreram num atentado suicida contra o seu campo em Mogadíscio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s