Guiné-Bissau: CNE confirma Malam Bacai Sanha e Kumba Yala na segunda volta

Do Jornal Digital (Portugal): (http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=18788)

Bissau – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) confirmou a segunda volta entre Malam Bacai Sanhé e Koumba Yala. São os dois mais votados, entre 11 candidatos que concorreram as eleições de Domingo, 28 de Junho.
Dados da Comissão Nacional de Eleições indicam que o candidato do PAIGC obteve 39,59 por cento, 133.786 votos, Kumba Yala, do PRS, com 99.428 votos representando 29, 42 por cento do resultado

Henrique Pereira Rosa aparece na terceira posição com 24 por cento, que corresponde a 81.751 votos. A quarta figura mais votada nestas eleições foi Yaia Djaló, do Partido Nova Democracia que obteve 3,11 por cento do sufrágio. A abstenção ronda os 40 por cento, um número nunca visto na história eleitoral do país.
Estavam inscritos dos 593.765 guineenses mas apenas 356.340 deslocaram-se às mesas das assembleias de votos.

Desejado Lima Costa, Presidente da CNE disse, contudo, estar satisfeito pela forma «ordeira» como decorreu o escrutínio.

Augusto Olivais, do PAIGC, em representação de Malam Bacai Sanhá, disse estar convicto que na segunda volta o seu candidato vai vencer com «uma larga margem». Por sua vez, Baltazar Cardoso, Director da campanha de Kumba Yala, aceitou o resultado publicado pela CNE e adiantou que na segunda volta, a estratégia de convencer o eleitorado «vai ser outra».

Esta é a segunda confrontação directa entre Yala e Sanhá. A primeira aconteceu em 1999, quando o líder do PRS venceu com 72 por cento, acabando por ser deposto em 2003 através de um Golpe de Estado militar. Na altura, num contexto pós o conflito político-militar de 7 de Junho 1998, Yala contara com apoio de toda oposição.

Lassana Cassama e Rui Neumann

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s