Conselho da ONU debate situação política na Guiné-Bissau

Da agência Lusa de notícias (http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=25054)

Lisboa, 23 jun (Lusa) – O Conselho de Segurança das Nações Unidas debate nesta terça-feira em Nova York, nos Estados Unidos, um relatório do secretário-geral Ban Ki-moon sobre a situação na Guiné-Bissau, a uma semana do termo do mandato da missão que a organização mantém naquele país.

A reunião foi agendada antes do mais recente ciclo de violência, que resultou na morte de Baciro Dabó, candidato às presidenciais do próximo dia 28, e de Hélder Proença, ex-ministro da Defesa entre 2005 e 2007, acusados de tentativa de golpe de estado.

As eleições de 28 deste mês foram convocadas após o assassinato, em 2 de março, do então presidente João Bernardo “Nino” Vieira, horas depois do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Tagme na Waié, ter sido morto num atentado à bomba.

O novo ciclo de violência e as suas implicações deverão estar incluídas no relatório que Ban Ki-moon vai apresentar, e que será discutido de seguida.

O mandato da atual missão, a Unogbis, termina no final do mês e entre os planos de expansão que estavam a ser estudados antes da suposta tentativa de golpe contava-se a abertura de um escritório de combate ao crime transnacional. Isso se deve ao fato da Guiné-Bissau estar sendo usada por traficantes latino-americanos como ponto de entrada de cocaína na Europa.

Em março, num outro relatório enviado ao Conselho de Segurança, Ban Ki-moon frisou a necessidade de se reformarem os sistemas de Justiça, Segurança e Defesa do país africano.

Entretanto, em declarações à Agência Lusa, na cidade da Praia, a embaixadora norte-americana em Cabo Verde disse que a ONU está avaliando o envio de uma força de paz para a Guiné-Bissau, reconhecendo que a ação depende de um pedido por parte das autoridades guineenses.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s