União Africana suspende Madagascar por causa de golpe

Do portal de notícias G1 (http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1051164-5602,00-UNIAO+AFRICANA+SUSPENDE+MADAGASCAR+POR+CAUSA+DE+GOLPE.html).

20/03/09 – 10h20

ADIS ABEBA (Reuters) – A União Africana suspendeu na sexta-feira a participação de Madagascar no grupo, na condenação mais forte da comunidade internacional até o momento contra a ascensão de Andry Rajoelina ao poder com apoio do Exército.

A decisão da UA ecoa críticas da SADC (bloco da África meridional), da União Europeia e dos EUA. As várias semanas de turbulências políticas em Madagascar mataram pelo menos 135 pessoas, devastaram a economia e assustaram investidores estrangeiros.

“O conselho é da opinião de que o que ocorreu em Madagascar entra na definição de mudança inconstitucional de governo”, disse o embaixador de Burkina Faso junto à UA, Bruno Nongoma Zidouemba, que preside o Conselho de Paz e Segurança do bloco.

“O conselho portanto decidiu suspender a participação de Madagascar nos corpos e órgãos da UA.”

O presidente Marc Ravalomanana, eleito democraticamente, foi deposto na terça-feira, após semanas de protestos que ganharam adesão dos militares. Zidouemba disse que na prática ocorreu um golpe civil-militar no país insular da costa sudeste da África.

A UA disse que o novo governo tem seis meses para convocar uma eleição, conforme prevê a Constituição malgaxe. O diplomata disse que o bloco africano se reunirá ainda na sexta-feira para discutir a possível adoção de sanções.

Roindefo Monja, primeiro-ministro no governo provisório de Rajoelina, disse à Reuters que o novo governo vai se defender perante a UA e a comunidade internacional.

“O que eles podem dizer a respeito de uma luta por liberdade e democracia? Que crime foi cometido?”, disse ele por telefone. “Vamos explicar nossa causa ao mundo todo (…). O povo exigiu liberdade, e os militares acudiram o movimento popular, mas não tomaram o poder (….). Estamos confiantes de que a comunidade internacional irá entender.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s